Temos um compromisso em liderar a transição energética no Brasil. Com um projeto robusto e inovador, vamos investir na produção de combustíveis renováveis. Nossa expectativa é produzir 1 bilhão de litros/ano de Querosene de Aviação e Diesel verdes.

A Acelen está escrevendo um novo capítulo na transição energética. Depois de reduzir significativamente os impactos ambientais de suas operações na Refinaria de Mataripe, ela dá um passo importante para tornar-se, também, uma biorrefinaria. A empresa vai produzir em escala mundial e de forma pioneira, combustíveis renováveis de última geração a partir de matérias primas de alto valor energético, como a Macaúba e o Dendê.

Com a assinatura de um memorando de entendimentos com o Governo da Bahia, grupos de trabalho estão sendo formados em parceria com os órgãos competentes do poder público para garantir a viabilidade ambiental, técnica, fiscal e tributária, assegurando que o projeto de R$ 12 bilhões encontre competitividade na produção do novo biocombustível no Brasil. Já a partir de 2026, serão produzidos 20 mil barris/dia de diesel renovável, o equivalente a 3 milhões de litros. E até 2035, ultrapassaremos a marca de 1 bilhão de litros por ano.

Da semente ao combustível

Produção

Este é um projeto estratégico para a Acelen e o país, que injetará R$ 85 bilhões na economia brasileira, contribuindo para a geração de 90 mil novos postos de trabalho e a redução de até 80% de emissões de CO2 com a substituição do combustível fóssil.

Conheça as pessoas que estão neste projeto e planejando um mundo mais limpo junto conosco

Depoimentos

Erika Anselmo
Analista de Contas
Esse Projeto Renováveis vai trazer um impacto muito grande para a sociedade. Eu que tenho uma filha, sei que esse trabalho vai gerar soluções para o futuro dela.
Dioger Teruel
Consultor de Desenvolvimento Agronômico
O nosso projeto traz muitas oportunidades, vamos gerar em torno de 90 mil empregos diretos e indiretos.
Michelle Vieira
Engenheira de Projetos
Seremos a primeira planta de combustível renovável do Brasil, produzindo em alguns anos até 1 bilhão de litros por ano de Querosene de Aviação e Diesel verdes.
Rafael Toyohara
Analista de PMO
Um projeto que tá desenvolvendo o combustível do futuro.

Tecnologia de ponta para aproveitar o potencial agrícola do Brasil

A utilização da Macaúba no projeto de Combustíveis Renováveis é uma relevante inovação desenvolvida pelo nosso time. De forma pioneira, serão cultivadas essas árvores, nativas do Brasil, e que tem alto potencial energético.

A Macaúba se destaca neste contexto pela fácil adaptação ao ecossistema, sendo produzida prioritariamente em terras degradadas. A Macaúba é uma planta brasileira com alta produtividade de óleo por hectare. Altamente competitiva em relação a outras culturas, oferece maior eficiência no uso da água e nutrientes, apoiando a conservação e recuperação do bioma.

Seu cultivo será feito utilizando as melhores práticas agrícolas e ambientais, favorecendo a captura de carbono nas plantações, além da redução de emissão de CO2 da semente ao combustível.

Linha
do tempo

2023
1º Semestre
Anúncio do Projeto de Combustíveis Renováveis da Acelen
2023
2º Semestre
Início das Parcerias de Pesquisa sobre Clonagem
2023
2º Semestre
Início da Construção do CITA
2023
2º Semestre
Início da Engenharia Básica da Refinaria de RD/SAF
2024
1º Semestre
Início da Produção de Mudas de Macaúba
2024
2º Semestre
Início do Plantio de Macaúba
2026
2º Semestre
Início da Produção de RD/SAF - Feedstock 1ªG
2029
1º Semestre
Início da Produção de Óleo de Macaúba
2029
1º Semestre
Início da Produção de RD/SAF a partir da Macaúba