Energia para Acelerar
PERFIL

Muito prazer, nós somos a Acelen.

Uma empresa que nasce como um importante agente na evolução do cenário brasileiro de energia. Chegamos para construir uma relação de confiança com clientes e todos os nossos públicos. Chegamos para investir, elevar a eficiência e aumentar a produtividade, tudo com os mais altos padrões de governança e segurança, além do compromisso com o meio ambiente, as comunidades do entorno e toda a sociedade.

Um importante ator no setor de energia, criado a partir do legado de mais de 70 anos da Refinaria de Mataripe, localizada no estado da Bahia e que chega operando ativos com excelência, segurança, produtividade e sustentabilidade.

Somos responsáveis pelo abastecimento de mais da metade da região Nordeste, uma região que conta com a maior previsão de crescimento econômico e populacional dos próximos anos.

A Acelen foi criada pelo fundo Mubadala Capital, a subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company, um investidor soberano líder global. Presente no Brasil desde 2012, Mubadala Capital é um investidor responsável, ativo e inovador com uma visão de longo prazo, empenhada em causar um impacto positivo social e econômico, em comunidades onde opera.

VISÃO

Visão de longo prazo

Nosso compromisso é de longo prazo, de investir, de gerar oportunidades, de evoluir.

Evoluir o setor de energia, evoluir a relação com a sociedade, evoluir para acelerar. Tudo, é claro, com responsabilidade: respeito às pessoas, à diversidade e ao meio ambiente.

Queremos evoluir com excelência, com as melhores práticas globais e promover o desenvolvimento: do mercado, da carreira dos nossos colaboradores, da sociedade, da Bahia e do Brasil.

Nosso olhar é para o futuro. Este é só o primeiro passo e contamos com você para continuar evoluindo.

NOSSA MARCA

Conheça nossa marca e nossos pilares

Nosso nome vem da combinação das palavras “excelência”, “aceleração” e “energia”. O desenho da marca também tem uma razão, ele simboliza o nosso lado humano, o respeito às pessoas, o dinamismo e a integração.

Acelen veio para evoluir, colocando em prática tudo aquilo que acreditamos, com os pilares que nós sustentamos e, é claro, com um olhar sempre em direção a um futuro melhor.

Geração de oportunidades

Em um cenário de transição e transformação do mundo, estamos conscientes de nosso papel e da nossa responsabilidade em gerar valor de longo prazo à toda cadeia produtiva e sociedade.

Respeito às pessoas e ao meio ambiente

Respeitamos as pessoas e valorizamos a capacidade de superação e o compromisso com a vida e o meio ambiente como forma de gerar um mundo melhor.

Excelência operacional

Aplicamos os mais altos padrões globais de gestão e performance para gerar matéria-prima e energia para o desenvolvimento do país.

LIDERANÇAS

Um time experiente e cheio de energia para acelerar.

A Acelen é formada por profissionais com larga experiência nos setores de óleo e gás, distribuição de combustíveis, bioenergia, química, petroquímica, logística, operações de grande porte e complexas, que trabalham com o compromisso de constituir uma empresa moderna e com as melhores relações com seus colaboradores.

CEO
Luiz de Mendonça
Experiência Profissional
Luiz de Mendonça possui mais de 30 anos de experiência internacional, tendo ocupado posições de destaque como CEO, COO e membro de Conselhos de Administração em companhias dos setores químico, petroquímico, de biocombustíveis e de energia. Tem ampla experiência em fusões e aquisições, integração de empresas, inovação e tecnologia e desenvolvimento de negócios. Esteve à frente de várias empresas no exterior e foi responsável pela implementação da estratégia de internacionalização de grandes empresas brasileiras. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e possui MBA Insead-França..
VP Recursos Humanos
João Raful
Experiência Profissional
João Raful possui mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais dos segmentos de óleo e gás, químico, petroquímico, metalúrgico e de varejo. Teve participação ativa e de destaque na implementação das estratégias e ações na gestão de pessoas com profundo conhecimento e habilidade para traduzir os objetivos organizacionais. Ampla vivência na construção de times integrados, multiculturais e de alta performance em momentos críticos de crise e transição. Raful tem habilidade de negociação e mediação de conflitos, além de vivência em culturas e processos em diferentes países como EUA, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Venezuela e Caribe. É formado em Psicologia, pós-graduado em Administração de Empresas e possui MBA em Recursos Humanos.


VP TI e Transformação
Alexandre Olivieri
Experiência Profissional
Alexandre Olivieri é executivo experiente com mais de 30 anos de atuação em multinacionais nos setores de consultoria estratégica, logística, petroquímica e infraestrutura. Especialista em turnaround, Olivieri ocupou cargos de CFO e COO em grandes empresas em processo de construção e transformação. Possui relevante experiência na administração de situações complexas, integração de operações, melhoria operacional e gestão de mercado de capitais. É formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em Administração de Empresas e possui MBA internacional com foco em Finanças e Desenvolvimento de Negócios.
VP Jurídico e Compliance
Pedro Sandrin
Experiência Profissional
Pedro Orrico Sandrin é executivo orientado para resultados com 20 anos de experiência na liderança de departamentos jurídicos e de compliance de empresas que são referências internacionais no setor de energia. Possui sólida formação acadêmica e ampla experiência em desafios corporativos, contratuais, regulatórios e contenciosos complexos, incluindo a liderança da assessoria jurídica em processos de M&A no Brasil e no exterior, oferta pública inicial de ações, implantação e execução de programas de compliance efetivos e assessoria jurídica generalista.
VP Comercial e Trading
Cristiano da Costa
Experiência Profissional
Cristiano possui extensa experiência no mercado internacional de Oil & Gas, com passagem pela Europa e, em especial, por Houston, nos Estados Unidos, um dos principais hubs de transação de petróleo e derivados. Trabalhou também em outras grandes empresas, como Braskem, Grupo S.K., Petrochina e de trading de commodity & energia. É formado em Mecatrônica pela PUC (RS), possui MBA em Administração Internacional de Negócios e Trading e outros cursos diversos de especialização em trading.
VP Finanças e Relações com Investidores
Alexandre Perazzo
Experiência Profissional
Alexandre Perazzo tem mais de 25 anos de experiência em empresas do setor químico, petroquímico e de energia. Possui grande experiência em processos e operações estruturadas com instituições financeiras e mercado de capitais, investimentos, controladoria, riscos, serviços compartilhados e Relações com Investidores, além de processos de fusão e aquisição. Perazzo participou ativamente da consolidação do setor petroquímico brasileiro e turnaround de empresas de energia. É formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Finanças Corporativas e possui MBA em Finanças Corporativas.
VP de Operações
Celso Ferreira
Experiência Profissional
Celso Ferreira tem mais de 30 anos de experiência na área de Operações e Supply Chain, em empresas do setor petroquímico, químico e sucroenergético. Trabalhou em grandes empresas nacionais e internacionais, tendo sob sua supervisão as áreas de produção, manutenção, processos e tecnologia, gestão industrial, engenharia e investimentos, qualidade e produtividade e saúde, segurança e meio ambiente. Possui sólida experiência na coordenação de múltiplas fábricas, fusões e aquisições com ampliação de capacidades, conceitos financeiros, de planejamento estratégico e de análise de investimentos. É formado em Engenharia Química e possui MBA em Administração de Empresas.
VP Relações Institucionais e Comunicação
Marcelo Lyra
Experiência Profissional
Marcelo Lyra atua há mais de 25 anos nos setores petroquímicos, de mídia e comunicação e em holdings com atuação multisetorial. Foi vice-presidente e diretor de empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de relações institucionais, sustentabilidade, comunicação e de negócios. Tem ampla experiência em gestão de crise e reputação corporativa, construção de marcas, estratégias de posicionamento institucional, competitividade setorial e ambientes regulatórios. Lyra é formado em Engenharia Eletrônica com ênfase em Telecomunicações e tem pós-graduação em General Management pela Harvard Business School.
VP M&A
Paulo Danilovic
Experiência Profissional
Paulo é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições, investimentos e levantamento de capital. Nos últimos quatro anos, atuou como líder no time responsável pelo programa de investimentos diretos e gestão de portfólio do Mubadala Capital no Brasil. Antes disso, trabalhou por 12 anos no time de Investment Banking do Goldman Sachs e outros quatro no Unibanco, onde assessorou clientes em diversas transações.
HISTÓRIA

Um legado de mais de 70 anos ajudando a Bahia e o Brasil a se desenvolver

A Refinaria está localizada no distrito de Mataripe, em São Francisco do Conde (BA), e seus ativos logísticos, em Madre de Deus (BA). Foi a primeira refinaria nacional, iniciando suas operações em setembro de 1950, e é hoje a segunda maior do país.

A unidade, que nasceu em 17 de setembro de 1950, antes mesmo da criação da Petrobras, com o nome de Refinaria Nacional do Petróleo, foi impulsionada pela produção do óleo em Candeias.

Com a entrada em operação da Refinaria Nacional, começa um novo ciclo decisivo para o desenvolvimento da Bahia e de todo o Brasil.

A refinaria iniciou sua operação com uma produção significativa para a época: 2.500 barris por dia, foi pioneira ao mudar uma crença que não existia petróleo no solo brasileiro.

A Refinaria foi responsável por manter, durante quase três décadas, a Bahia como o único estado produtor de petróleo no Brasil, chegando a produzir 25% da demanda do país.

Em 1953, com a criação da Petrobras, a refinaria foi incorporada à recém criada companhia, sendo rebatizada em 1957, em homenagem ao engenheiro agrônomo e político baiano que lutou pela causa do petróleo no Brasil, o engenheiro Landulpho Alves.

Em 2021, se inicia um marco para a evolução do setor de energia do Brasil, com a aquisição do ativo pelo Mubadala Capital.

A refinaria
está localizada no distrito de Mataripe, em São Francisco do Conde (BA)