REFINA BRASIL anuncia novo presidente e recebe três novas associadas

REFINA BRASIL anuncia novo presidente e recebe três novas associadas

A Refina Brasil, entidade que reúne as refinarias de petróleo independentes do país, responsáveis por mais de 20% da capacidade da produção nacional, já tem seu novo presidente: Evaristo Pinheiro, um profissional com vasta experiência em Relações Internacionais e Direito, especialmente direito público. Além disso, a Associação conta com três novas refinarias: 3R Petroleum (RJ), Grepar (CE) e Refino Brasil (BA), as duas primeiras já em processo de adesão formal.


Evaristo possui graduação em Relações Internacionais pela UnB (2002) e em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2006). Além disso, o novo presidente possui pós-graduação lato sensu em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília (2004). Antes de ingressar na Refina Brasil, trabalhou como Analista de Comércio Exterior no então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no período de 2003 a 2010. Ele também ocupou cargos executivos na Braskem e Construtora Norberto Odebrecht de 2010 a 2019 e foi presidente do Sindicato Nacional da Construção Pesada (SINICON).


A Associação Nacional dos Refinadores Privados (“Refina Brasil”) foi criada em dezembro de 2022 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e socioambiental do setor, defendendo e promovendo a livre concorrência, a diversidade de atores, a ética concorrencial, a inovação, a segurança jurídica, a atração de investimentos privados.

A entidade já vem atuando de forma firme em diferentes temas como a revisão da metodologia de cálculo dos preços de referência de petróleos pela ANP, preço de transferência, manutenção dos créditos decorrentes da regra de monofasia do ICMS, além de defesa de isonomia competitiva no acesso a petróleo, insumo essencial para o setor.


A nomeação de Evaristo Pinheiro como presidente da Refina Brasil fortalecerá ainda mais a posição da entidade como porta-voz das refinarias de petróleo independentes. Sua experiência diversificada e conhecimento profundo do setor serão inestimáveis para liderar a associação em suas metas e objetivos estratégicos. “Nossa intenção, à frente da Refina Brasil, é
impulsionar o desenvolvimento do setor privado, garantindo que as preocupações e interesses das refinarias de petróleo independentes sejam representados de forma eficaz perante as partes interessadas, estimulando a competitividade do setor e o desenvolvimento econômico do país”.

Fazem parte da Refina Brasil as empresas Acelen (BA), Ream (AM), Dax Oil (BA), Paraná Xisto (PR), SSOIL Energy (SP), 3R Petroleum (RJ), Refino Brasil (BA) e Grepar (CE).

Para mais informações sobre a Refina Brasil e suas atividades, visite nosso site em https://refinabrasil.com.br/


Contato de Imprensa:

Nome: Paulo de Tarso Lyra

Cargo: Assessor de Imprensa

E-mail: paulotarsolyra@uol.com.br

Telefone: (61) 98138-9809

Nome: Alan Marques

Cargo: Assessor de imprensa

E-mail: alankode@gmail.com

Telefone: (61) 981750298