Acelen e AVSI Brasil lançam o projeto Acelera Pesca

Acelen e AVSI Brasil lançam o projeto Acelera Pesca

 

Iniciativa vai fortalecer organizações de pesca artesanal na região do entorno da Refinaria de Mataripe (BA) por meio de qualificação, assessorias jurídica e contábil

 

Organizações sociais que atuam com a promoção da atividade pesqueira nas cidades de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Ilhas de Salvador (Ilha de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades) poderão se inscrever, entre os dias 18 e 29 de setembro, no projeto de capacitação Acelera Pesca. A iniciativa visa apoiar essas organizações com uma trilha de aprendizagem com carga horária de 80 horas, além de oferecer assessorias jurídica e contábil.

A capacitação será realizada no Espaço Acelen Acender em Candeias-BA, e inclui módulos como identidade institucional, elaboração de projetos e captação de recursos, políticas públicas para pesca e gestão administrativa. Ao todo, serão selecionadas 10 organizações, que poderão indicar até dois representantes, cada.

Serão selecionados participantes que atendam aos seguintes critérios:

  • Organizações sociais sem fins lucrativos, isto é, que não distribuem eventuais excedentes entre proprietários ou diretores e que não possuem como razão primeira de existência a geração de lucros, podendo até gerá-los, desde que aplicados nas atividades fins;
  • Cuja atuação esteja voltada para a promoção da atividade pesqueira e marisqueira;
  • Existentes há, pelo menos, 12 meses em Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde/BA e Ilhas (Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos).

 

“As associações locais são propulsoras do crescimento de suas comunidades porque estão engajadas em buscar respostas para as necessidades encontradas. Por isso, atuamos para reconhecer e valorizar as organizações sociais, capacitando suas lideranças e estimulando seu fortalecimento”, ressalta Vanessa Alonso, gerente especial da AVSI Brasil

"O projeto Acelera Pesca representa um importante avanço para as comunidades pesqueiras do entorno da refinaria, oferecendo capacitação e suporte essencial para o fortalecimento dessas organizações. Ao promover conhecimento em gestão, captação de recursos e políticas públicas, estamos contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável da pesca, que é uma atividade fundamental para a economia e cultura local", declara Ila Leonelli, gerente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Acelen.

O processo seletivo inclui preenchimento de formulário de inscrição online, análise de perfil da organização, análise documental e entrevistas. As inscrições serão realizadas por formulário online na endereço https://bit.ly/acelerapesca

Fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil

A primeira etapa do projeto Acelera OSC foi realizada em 2023, beneficiando 30 organizações da sociedade civil, atuantes em diversas temáticas sociais.  A formação foi realizada no Espaço Acelen Acender, em Candeias–BA, com foco no processo de aprendizagem a respeito da legalização e formalização das instituições, além de capacitação para elaboração e implementação de projetos, desenvolvimento institucional e diversidade e inclusão, visando a melhoria da efetividade e do impacto social das organizações. Em outubro de 2023, foi lançado o Edital Acelera OSC, que contemplou 10 organizações sociais da região, com um investimento em torno de R$ 500 mil para projetos nas áreas de Educação, Emprego e Renda e Meio Ambiente.

 

Sobre a Acelen

A Acelen foi criada para ser uma empresa de energia de Mubadala Capital com o propósito de atuar como um player relevante da transição energética. Em menos de 3 anos na Bahia, ao assumir a gestão da Refinaria de Mataripe, investiu mais de R$ 2 bilhões na revitalização e recuperação da planta industrial. Foi implementado o maior programa de modernização da história da refinaria, com foco na segurança e automação, ampliando a confiabilidade, eficiência, capacidade e diversificação produtiva, melhorando índices ambientais, eficiência hídrica e energética. Reforçando o compromisso com o meio ambiente, em julho deste ano, anunciou uma joint venture para construção de complexo solar de 161MW no semiárido baiano. Agora, a empresa está desenvolvendo o maior projeto de combustível renovável do país para produção de SAF e HVO, a partir da macaúba. Saiba mais em https://www.acelen.com.br/.

 

AVSI Brasil e a valorização das associações locais 

A AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária. No último ano, 600 colaboradores atuaram em 11 estados, além do Distrito Federal, beneficiando mais de 840 mil pessoas. As parcerias estabelecidas com o setor privado, o poder público e a cooperação internacional permitiram a realização de 37 projetos sociais, implementados com o investimento de 91 milhões de reais em 9 temáticas de atuação, incluindo o desenvolvimento de organizações da sociedade civil.

Reconhecer, valorizar e estimular a constituição de associações locais e de um tecido social rico em participação e corresponsabilidade faz parte da metodologia de atuação da AVSI Brasil.

 

SERVIÇO

Projeto Acelera Pesca

Oportunidade: 10 vagas para organizações sociais de pesca artesanal

Inscrição: https://bit.ly/acelerapesca

Prazo: 18 de setembro a 29 de setembro de 2024

Informações: [email protected]